RELAÇÕES RACIAIS E POLÍTICA SOCIAL

O debate teórico sobre raça e relações raciais: diferentes perspectivas. Multiculturalismo e racismo. A especificidade do racismo no Brasil. Desigualdades raciais e pobreza. A questão racial na agenda da política social.

Bibliografia Básica da Disciplina

Telles, Edward. Repensando as Relações de Raça no Brasil. Teoria & Pesquisa: revista de ciência política, nº 42-43, UFSC, Florianópolis, 2003.

Guimarães, Antônio Sérgio. Racismo e antirracismo no Brasil. São Paulo, Editora 34, 1999.

Guimarães, Antônio Sérgio. Classes, raças e democracia. São Paulo, Editora 34, 2002.

Graziella Moraes Silva; Luciana T. de Souza Leão. O paradoxo da mistura: Identidades, desigualdades e percepção de discriminação entre brasileiros pardos. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 27 n° 80, outubro de 2012.

Carlos A. Hasenbalg; Nelson do Valle Silva. Relações Raciais no Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro, Rio fundo editora, 1992 (Capítulo 4 – Notas sobre a miscigenação racial no Brasil)

Campos, Luiz Augusto. O pardo como dilema político. Insight inteligência. Outubro-Novembro-Dezembro de 2013.

Brandão, André. Quem são os alunos afro-descendentes da Universidade Federal Fluminense? XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Belo Horizonte- MG, junho de 2005.

Brandão, André et all. Cotas para negros no Ensino Superior e formas de classificação racial. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.33, n.1, p. 27-45, janeiro-abril de 2007.

Telles, Edward. O Significado da Raça na Sociedade Brasileira. Tradução para o português de Race in Another America: The Significance of Skin Color in Brazil. 2004.

Princeton e Oxford: Princeton University Press. Versão divulgada na internet em Agosto de 2012. (Capitulo 4 – Classificação racial)

Brandão, André; Silva Anderson P. Raça e educação: os elos nas Ciências Sociais Brasileiras. In Pinho, Osmundo; Sansone, Livio. Raça, novas perspectivas antropológicas. Salvador, Editora da UFBA, 2008.

Almeida, Carlos Alberto L. de; Almeida, Almeida, Matheus Guarino Sant’Anna L. de. Ações Afirmativas nas Supremas Cortes: Brasil, Estados Unidos, políticas públicas educacionais e reconhecimento racial em perspectiva comparada. XIII Reunião de Antropologia do Mercosul. Julho de 2019.

Jorge, Amanda Lacerda. O processo de construção da questão quilombola no Brasil. Rio de Janeiro, Gramma, 2017.

Oliveira, João Pacheco. O nascimento do Brasil e outros ensaios. Rio de Janeiro, Contracapa, 2016.

Oliveira, João Pacheco de. Mensurando Alteridades, Estabelecendo Direitos: Práticas e Saberes Governamentais na Criação de Fronteiras Étnicas. DADOS – Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, vol. 55, no 4, 2012.

Castro, Eduardo Viveiros de. No Brasil todo mundo é índio, exceto quem não é. https://pib.socioambiental.org/files/file/PIB…/No_Brasil_todo_mundo_é_índio.pdf Castro, Eduardo Viveiros de. Os involuntários da pátria: elogio do subdesenvolvimento. Edições Chão da Feira.Caderno de Leituras N. 65, Maio de 2017.

Castro, Eduardo Viveiro. O mármore e a murta: sobre a inconstância da alma selvagem. Revista de Antropologia. V. 35. São Paulo, USP, 1992.