Arquivos

NPHPS/CRD

NÚCLEO DE PESQUISA HISTÓRICA SOBRE PROTEÇÃO SOCIAL / CENTRO DE REFERÊNCIA DOCUMENTAL

Data dos anos 80 e tem como interesse central os processos de construção da proteção social a partir de experiências locais. Entende a proteção social como práticas sociais de longa duração histórica, destinadas aos cuidados com a vida humana que se manifestam tanto nas esferas pública como privada, sempre articuladas a processos sociais mais amplos. Desde o início do Núcleo, ainda na década de 1980, ele vem aprofundando estudos sobre temas como direitos humanos, direitos sociais, gênero, criança e adolescência, violência e saúde, memórias e formas coletivas de mobilização.

Este Núcleo dividiu nos últimos anos seus esforços em duas grandes áreas de pesquisa.

1. Violência, Saúde e Direitos

Tem como preocupação mais ampla os processos de constituição da cidadania e de políticas sociais, com destaque para a análise da violência contra mulheres e crianças e adolescentes.

2. Famílias e Proteção Social 

Tem como objetivo refletir acerca das relações entre famílias, novas configurações familiares, redes sociais e políticas sociais. Da mesma forma, é importante resgatar o crescente interesse por estudos no campo da segurança pública.

Este Núcleo está articulado, desde seu surgimento, a um Centro de Referência Documental (CRD), cujo acervo se constitui, de um lado, de fontes doadas por professores e ex-professores da Escola de Serviço Social/UFF (e que possibilita o resgate da inserção da escola e desses sujeitos na cidade e na criação e manutenção da rede de proteção social em nosso município), e pela memória dos projetos que fazem/fizeram parte do Núcleo e das fontes geradas por estes.

O Núcleo tem contado com grande número de alunos, bolsistas de iniciação científica, de extensão e desenvolvimento acadêmico, abrindo também suas portas para participação de outros alunos que procuram neste espaço material para elaboração de suas monografias. As docentes do núcleo têm atuação direta na rede de proteção à criança e à mulher no município, e atuam também como pareceristas para publicações tanto na área de serviço social e agencias e programas de fomento, especialmente CNPQ, CAPES e FAPERJ, além de participação em bancas de mestrado e doutorado em diferentes instituições e da participação em organização e apresentação de trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais.


DOCENTES:

Profª Drª Rita de Cássia Santos Freitas
Doutora em Serviço Social (UFRJ) – (ver CV Lattes)
Áreas temáticas de pesquisa:
• Famílias e gênero;
• Gênero, orientação sexual, raça, geração e políticas sociais.

Profª Drª Nivia Valença Barros
Doutora em Psicologia (PUC/RJ) – (ver CV Lattes)
Áreas temáticas de pesquisa:
• Gênero, orientação sexual, raça, geração e políticas sociais;
• Infância, Adolescência e proteção social;
• Violência e Direitos Humanos.

NUTEG

NÚCLEO TRANSDISCIPLINAR DE ESTUDOS DE GÊNERO

Foi criado em 1993, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão. A partir de 2002, esse núcleo passou a fazer parte oficialmente da estrutura do Programa. O Núcleo tem como objetivo principal estimular a produção acadêmica da Universidade acerca da temática da mulher e das relações de gênero, articulando grupos de trabalho e projetos de pesquisa, promovendo conferências e seminários e viabilizando publicações relativas às questões de gênero e áreas correlatas.

O NUTEG tem desenvolvido atividades de pesquisa através dos seus membros, articulando mestrandos, doutorandos e alunos de graduação. O núcleo também tem participado como expositor através de seus membros de diferentes eventos acadêmicos, comunitários e políticos relacionados à defesa da igualdade de gênero. Cabe ainda destacar que componentes do NUTEG são membros dos conselhos editoriais de duas das principais revistas feministas do país: a Revista PAGU e Cadernos Espaço Femininos. Seus participantes também têm atuado como pareceristas para publicações as mais diversas – Cadernos de Saúde Pública, Revista Estudos Feministas, Psicologia em Estudo, etc. – analisando artigos sobre relações de gênero. Os seus membros também atuaram como pareceristas sobre projetos submetidos a diferentes agencias e programas de fomento. Por fim cabe destacar a participação deles em bancas de mestrado e doutorado em diferentes instituições. Como reconhecimento de suas expertises, os membros do Núcleo foram convidados a comentar questões afetas ao campo do gênero em diferentes programas de televisão e rádio locais e nacionais.

O NUTEG é responsável pela publicação da Revista Gênero. Contando com o conselho editorial nacional e internacional, a Revista tem servido de veículo para artigos e resenhas originais de autores de diferentes estados do Brasil e países (Estados Unidos, Colômbia, Argentina, Peru, França, Itália, etc.). Desde 2005, sem extinguir a versão impressa, foi criada a versão eletrônica. A revista publica artigos de diferentes tradições disciplinares e está atualmente referida em diversas áreas de conhecimento do sistema Qualis: interdisciplinar, ciências sociais aplicadas, economia, educação, educação física, história, planejamento urbano e regional, sociologia e saúde coletiva.


DOCENTES

Prof. Dr. João Bôsco Hora Góis (Coordenador)
Doutor em Serviço Social (PUC/SP) – (ver CV Lattes
Áreas temáticas de pesquisa:

  • Avaliação de políticas sociais;
  • Responsabilidade social empresarial;
  • Relações de gênero, orientação sexual e política social.

Profª Drª Kamila Cristina da Silva Teixeira
Doutora em Política Social (UFF) – (ver CV Lattes)


DISCENTES

Eduardo Antonio Resende Homem da Costa
Estudante de Doutorado em Política Social (UFF) – (ver CV Lattes)

Graziela Ferreira Quintão
Estudante de Doutorado em Política Social (UFF) – (ver CV Lattes)

Janaína Nolasco Gama
Estudante de Doutorado em Política Social (UFF) – (ver CV Lattes)

Mariluce Vieira Chaves
Estudante de Doutorado em Política Social (UFF) – (ver CV Lattes)

NAP

NÚCLEO DE AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE POLÍTICAS SOCIAIS

Criado em 2002, tem como objetivo contribuir para a consolidação da temática da avaliação de políticas na área social. Do ponto de vista metodológico, concilia a reflexão teórica à postura propositiva no que toca às diversas formas de manifestação das desigualdades sociais no Brasil hoje. A noção de avaliação da política aqui utilizada subtende a política social como campo de expressão das contradições referentes à distribuição da riqueza social, e assim reconhece que nela se manifestam conflitos e residem possibilidades de geração de igualdades. À dimensão da avaliação se funde a concepção inovadora da Gestão Social, aqui entendida como campo aglutinador de conhecimentos e práticas que visam à redução das desigualdades sociais e à maximização da cidadania. Para tanto, supõe a análise crítica e a produção de instrumentos e técnicas que permitam tanto localizar e conhecer as distintas manifestações da desigualdade social e seus condicionantes, quanto propor alternativas e estratégias para seu enfrentamento através de políticas, programas e projetos sociais. Assim, ela se utiliza da dimensão da avaliação em que toca ao necessário aprofundamento da área social, e a incorpora para proposição e redefinição de linhas de ação.

Em 2014, os membros do NAP estiveram envolvidos na elaboração e desenvolvimento de projetos de avaliação de diferentes programas assistenciais, de saúde e transferência de renda, de juventude e de segurança alimentar e nutricional de âmbito estadual e nacional. No que concerne à participação em órgãos externos à Universidade, cabe salientar a inserção na diretoria do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde/CEBES – uma das principais entidades ligadas ao Movimento da Reforma Sanitária – e a colaboração no desenvolvimento das diferentes atividades que ele tem desenvolvido, além da participação na Comissão Permanente de Ciências Sociais da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – ABRASCO. Igualmente ressalta-se a participação na comissão científica da Jornada anual do Serviço Social na Sociedade de Cardiologia do estado do Rio de Janeiro (SOCERJ). Cabe também destacar a parceria com o Canadian International Development Agency, Ryerson University, Canadá e a participação de uma das docentes do núcleo como membro da Comissão Permanente do Grupo Técnico do Conselho Nacional de Segurança Alimentar – CONSEA.

Os docentes do núcleo têm atuado como pareceristas para publicações tanto na área de Serviço Social como Saúde Coletiva bem como em projetos submetidos a diferentes agencias e programas de fomento, em especial CNPq e FAPERJ, além de participação em bancas de mestrado e doutorado em diferentes instituições e da participação em organização e apresentação de trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais.

Site: http://nap.uff.br/


DOCENTES

Profª Drª Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato (Coordenadora)
Doutora em Saúde Pública (ENSP) – (ver CV Lattes)
Áreas temáticas de pesquisa:

  • Avaliação de políticas e programas sociais e de seguridade brasileiros (saúde, assistência e previdência);
  • Institucionalização dos sistemas de políticas de seguridade social no Brasil no pós 88 – papel do estado, gestão publica, relações entre níveis de governo, instancias de pactuação, experiências estaduais e locais;
  • Sistemas internacionais de proteção social.

Profª Drª Mônica de Castro Maia Senna
Doutora em Saúde Pública (ENSP) – (ver CV Lattes)
Áreas temáticas de pesquisa:

  • Processo decisório, formulação e implementação de políticas sociais nas áreas de saúde e assistência social;
  • Avaliação de políticas e programas sociais, com ênfase nas dimensões de equidade, descentralização e relações intergovernamentais, intersetorialidade e gestão pública;
  • Implementação do Sistema Único de Saúde e Sistema Único de Assistência Social.

Profª Drª Luciene Burlandy Campos de Alcântara Doutora em Saúde Pública (FIOCRUZ) – (ver CV Lattes)
Áreas temáticas de pesquisa:

  • Sistemas, políticas e programas de segurança alimentar e nutricional e saúde;
  • Análise de formulação, implementação e processo decisório;
  • Analise da formulação e implementação de estratégias e programas sociais de combate à pobreza.

NUDHESC

NÚCLEO DE PESQUISA SOBRE DIREITOS HUMANOS, SOCIAIS E CIDADANIA

Através deste núcleo de pesquisa procura-se articular e integrar pesquisa, estudos, programas, projetos e ações desenvolvidos na área de direitos humanos e sociais, com ênfase para ética, violência social e doméstica, saúde, gênero, infância, adolescência, juventude, deficiência, idosos e assistência, desenvolvidos por entidades, grupos e pessoas nas diversas áreas do conhecimento, de forma a colaborar com a organização de intercâmbio entre as várias iniciativas que são desenvolvidas nestas áreas, objetivando a capacitação de pessoas e a construção de uma rede que dê mais visibilidade a estas intervenções; além de executar as tarefas iniciais voltadas para a realização de um trabalho efetivo na Área de Direitos Humanos, de forma a:

  • Consolidar um espaço de intercâmbio de cunho científico-acadêmico no campo de estudos dos direitos humanos, nas instituições acadêmicas e noutras fora dela;
  • Dar continuidade às iniciativas de atualização e de propagação do conhecimento nas diferentes disciplinas;
  • Integrar e articular estudos, ações, pesquisas e projetos, desenvolvidos por entidades, grupos e pessoas na área de Direitos Humanos e Sociais, Ética, Cidadania, Saúde, Ecologia, Biodiversidade, Educação, Democratização, Informação e Cultura, tratando das questões de forma abrangente e global;
  • Organizar atividades de capacitação e multiplicação, no sentido de abertura e reflexão ante a temática;
  • Avaliar estratégias no espaço universitário de ensino, pesquisa e extensão, orientadas pelas perspectivas teóricas e metodológicas abertas pelos estudos de Direitos Humanos;
  • Debater e democratizar a discussão entre pesquisadores individuais e institucionais do país, do setor público e do privado, e representantes de movimentos sociais vinculados ao tema Direitos Humanos.

DOCENTES

 Drª Nivia Valença Barros
Doutora em Psicologia (PUC/RJ) – (ver CV Lattes
Áreas temáticas de pesquisa:

  • Gênero, orientação sexual, raça, geração e políticas sociais;
  • Infância, Adolescência e proteção social;
  • Violência e Direitos Humanos.

Profª Drª Rita de Cássia Santos Freitas
Doutora em Serviço Social (UFRJ) – (ver CV Lattes)
Áreas temáticas de pesquisa:

  • Famílias e gênero;
  • Gênero, orientação sexual, raça, geração e políticas sociais.

Gripes

Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Cotidiano e Saúde (Gripes/CNPq/UFF)

Proposta:

A proposta do Gripes consiste em problematizar o trabalho do/a assistente social nas políticas sociais, especialmente, na área da saúde. Articula suas linhas de pesquisa por meio de projetos que as integrem e garantam a realização de discussões em núcleos de estudos e eventos acadêmico-científicos, bem como, a construção de ações de extensão, assessoria e consultoria. Desta forma, objetiva-se gerar as seguintes repercussões: realização de estudos e pesquisas; envolvimento de discentes de graduação e pós – graduação em atividades científicas; envolvimento e participação de profissionais de Serviço Social e áreas afins nos núcleos de estudos, em projetos de pesquisa e atividades de extensão; e socialização dos conhecimentos produzidos.

Linhas de pesquisa

  • Serviço Social, formação e trabalho profissional

Ao compreender que as análises do trabalho profissional devem estar necessariamente articuladas as da formação profissional, esta linha objetiva estudar a formação, o trabalho e o mercado de trabalho dos assistentes sociais tendo por fundamento o projeto ético-político profissional em um contexto de mundialização e financeirização do capital, reestruturação produtiva e de atualização do ideário e das estratégias neoliberais.

  • Serviço Social e trabalho profissional na política de saúde

Estudar o trabalho profissional de assistentes sociais na política de saúde, desvendando suas contradições e seus determinantes.

  • Política Social, Política de Saúde Mental e a atenção aos usuários de álcool e outras drogas e aos sujeitos em sofrimento psíquico

Esta linha estabelece o intercâmbio de discussões e produções entre o Gripes e o Núcleo de estudo e pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas – NEPSAD, sob a liderança da Profa. Dra. Juliana Lobo e, objetiva estudar a construção, enfrentamentos e o debate atual da política de saúde mental, álcool e outras drogas na sua relação com a construção da rede de atenção psicossocial na atenção ao usuário de drogas e / ou sujeito em sofrimento psíquico.


Liderança:
Prof. Dr. Carlos Antonio de Souza Moraes

Discentes do PPGPS integrantes do Gripes:
Douglas Martins Amaral
Jefferson Ferraz Gonçalves
Helton da Silva Souza Matheus de Paula
Nilene dos Santos Souza

Egressas do PPGPS integrantes do Gripes:
Juliana D. Lobo Prudencio
Valentina Sofía Suárez Baldo

Site do Gripes: http://gripes.uff.br

Página no Facebook: https://www.facebook.com/Gripesuff

NESA/UFF

Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioambientais

Proposta:

Fundamentado em uma perspectiva de ambiente que considera suas implicações sociais, culturais e políticas nas estratégias de produção de saberes e no planejamento e gestão públicos, o NESA realiza estudos e pesquisas no campo socioambiental, tendo por objetivo o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e interinstitucionais que possam contribuir tanto para a práxis acadêmico-científica quanto para a sociedade. As pesquisas e ações de extensão realizadas têm servido de base tanto para trabalhos científicos, publicações, como para ações de organizações populares, governos e órgãos de gestão colegiada.

Linhas de pesquisa

Ambiente, sociedade e desenvolvimento
As pesquisas que integram essa linha objetivam problematizar criticamente a questão ambiental no contexto das sociedades capitalistas contemporâneas, em particular no Brasil, os impactos sociais e ambientais dos chamados processos de (des)envolvimento. Partimos do pressuposto de que as noções de ambiente e desenvolvimento encontram-se no centro de uma disputa pela definição dos fins, meios e consequências da ação humana.

Cidade, política urbana e ambiente
Esta linha está voltada para o desenvolvimento de estudos sobre a relação entre a questão urbana e ambiental considerando as condições de acesso à infraestrutura urbana, moradia, trabalho, mobilidade, educação e saúde, assim como as políticas urbanas e seus enfoques ambientais. Aborda os processos de segregação, vulnerabilização, periferização e suas relações com as dimensões ambientais na cidade.

Desastres, catástrofes e ambiente
Busca desenvolver estudos sobre riscos, desastres e catástrofes, a estrutura socioeconômica, ambiental e o contexto político que os envolve. Identifica, espacializa, analisa e produz informações e conhecimentos sobre os desastres e catástrofes, os sujeitos afetados em suas determinações de classe, raça e gênero, a interface dos desastres e catástrofes com as políticas públicas e o trabalho profissional neste campo.


Liderança:
Profa. Dra. Adriana Soares Dutra

Discentes do PPGPS integrantes do Gripes:
Josiel Rodrigues Valadão

Egressas do PPGPS integrantes do NESA:
Marilene Parente Gonçalves

Site do NESA: http://www.nesa.uff.br

Página no Facebook: https://www.facebook.com/nesauffcampos

Canal do NESA no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCj3gjG3vHjC1KPyEBa-39Tg

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content