AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PARA A POPULAÇÃO NEGRA

Padrão de proteção social brasileiro. Avaliação de políticas: história, definições e modalidades. Avaliação e política. O processo de formação da política pública: agenda, atores capitais, representação e interesses. As políticas raciais no Brasil ontem e hoje. Antirracismo e políticas públicas. A institucionalização contemporânea da política de igualdade racial no Brasil: diferentes expressões. Dimensões para análise de políticas públicas para a população negra e para o antirracismo: intersetorialidade, relações entre diferentes níveis de governo, capacidade instalada, financiamento, recursos humanos e materiais, concepções subjacentes, controle social e impactos.

Bibliografia Básica da Disciplina

BRASIL. Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Brasília, 2009.
FAHEL, M. e NEVES, J.A.B. (orgs.). Gestão e avaliação de políticas sociais no Brasil. Belo Horizonte: PUCMINAS, 2007.
FEE, E. Sin versus science: venereal disease in twentieth-century Baltimore. In: E. Fee e D. Fox. Aids. The burdens of history. Berkeley: University of California Press, 1988.
FRY ET COLS. Divisões Perigosas: políticas raciais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
GÓIS, J.B.H. Política social e sociedade brasileira. Instabilidades e inconclusões. In: J.B.H Góis (org.). Questão social e proteção social. Rio de Janeiro: IMOS, 2013. P. 7-27.
_________. GÓIS, João B. H. Proteção Social e Serviço Social: comentários a propósito da revisão curricular. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 1995.
___________. Quando raça conta: um estudo de diferenças entre mulheres brancas e negras no acesso e permanência no ensino superior. Revista Estudos Feministas. , v.16, p.743 – 768, 2008.
___________e BENEDITO, R. C. Gênero, raça e solidariedade: um estudo de organizações políticas de lésbicas negras. Gênero. , v.8, p.71 – 98, 2007.
GUIMARÃES, A. S. A. A questão racial na política brasileira: os últimos quinze anos. Tempo social. Revista de Sociologia da USP, São Paulo Vol. 13, nº2, p. 121-142. 2001.
JACCOUD, L; BEGHIN, N. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília: IPEA, 2002.
NEVES, P. S. da C. Luta antirracista: entre reconhecimento e redistribuição. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol.20, n.59, 2005.
PAIXÃO, M. A lenda da modernidade encantada. Curitiba: Editora CRV, 2014.
ROCHA, Graziella do Ó. A formação das agendas sociais privadas: um estudo a partir da questão do trabalho escravo contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Política Social). Universidade Federal Fluminense, 2009. Capítulo I. Pgs.26 a 66.
SCHWARCZ, L. M.O espetáculo das raças. Cientistas, instituições e pensamento racial no Brasil: 1870-1930 – Companhia das Letras, 1993.