Arquivos

Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioambientais (NESA/UFF)

Proposta:

Fundamentado em uma perspectiva de ambiente que considera suas implicações sociais, culturais e políticas nas estratégias de produção de saberes e no planejamento e gestão públicos, o NESA realiza estudos e pesquisas no campo socioambiental, tendo por objetivo o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e interinstitucionais que possam contribuir tanto para a práxis acadêmico-científica quanto para a sociedade. As pesquisas e  ações de extensão realizadas têm servido de base tanto para trabalhos científicos, publicações, como para ações de organizações populares, governos e órgãos de gestão colegiada.

Linhas de pesquisa

Ambiente, sociedade e desenvolvimento

As pesquisas que integram essa linha objetivam problematizar criticamente a questão ambiental no contexto das sociedades capitalistas contemporâneas, em particular no Brasil, os impactos sociais e ambientais dos chamados processos de (des)envolvimento. Partimos do pressuposto de que as noções de ambiente e desenvolvimento encontram-se no centro de uma disputa pela definição dos fins, meios e consequências da ação humana.

Cidade, política urbana e ambiente

Esta linha está voltada para o desenvolvimento de estudos sobre a relação entre a questão urbana e ambiental considerando as condições de acesso à infraestrutura urbana, moradia, trabalho, mobilidade, educação e saúde, assim como as políticas urbanas e seus enfoques ambientais. Aborda os  processos de segregação, vulnerabilização, periferização e suas relações com as dimensões ambientais na cidade.

Desastres, catástrofes e ambiente

Busca desenvolver estudos sobre riscos, desastres e catástrofes, a estrutura socioeconômica, ambiental e o contexto político que os envolve. Identifica, espacializa, analisa e produz informações e conhecimentos sobre os desastres e catástrofes, os sujeitos afetados em suas determinações de classe, raça e gênero, a interface dos desastres e catástrofes com as políticas públicas e o trabalho profissional neste campo.

Liderança: Profa. Dra. Adriana Soares Dutra

Discentes do PPGPS integrantes do Gripes:

Josiel Rodrigues Valadão

Egressas do PPGPS integrantes do NESA:

Marilene Parente Gonçalves

Site do NESA: http://www.nesa.uff.br

Página no Facebook: https://www.facebook.com/nesauffcampos

Canal do NESA no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCj3gjG3vHjC1KPyEBa-39Tg

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content