NOTA DE FALECIMENTO – LOURDES MARIA BANDEIRA

LOURDES MARIA BANDEIRA (1949-2021)

No último domingo (12/9) faleceu, em Brasília, Lourdes Maria Bandeira, professora emérita da Universidade de Brasília (UnB) e uma referência nacional nos temas do feminismo, relações de gênero e violência contra a mulher. Nascida na cidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul, neta de italianos, graduou-se em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1973,Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília em 1978 e Doutora em Antropologia pela Université de Renê Descartes de Paris V em 1984. Iniciou sua carreira docente na Universidade Federal da Paraíba e no início dos anos 1990 transferiu-se para UnB. Nesta instituição atuou no Núcleo de Estudos e Pesquisa da Mulher (NEPEM) e membro do Conselho de Direitos Humanos. Por uma década foi Editora-Chefe da revista Sociedade e Estado (UnB). Atualmente era membro do Comité Editorial da Editora da UnB.

Todavia, além de docente Lourdes Maria Bandeira destacou-se como gestora pública, tendo sido “Secretária de Planejamento” da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República na gestão da Ministra Nilcea Freire (2008-2010) e “Secretaria Executiva” gestão da Ministra Eleonora Menucucci (2012–2016). Onde destacou-se pela atuação firme nas negociações políticas no Congresso Nacional, nas reuniões com os demais Ministérios e sobretudo no diálogo com o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e com os movimentos feministas do País.

A professora Lourdes Maria Bandeira também estava presente no Programa de Pós-Graduação em Política Social como co-orientadora da doutoranda Juliana Lemes da Cruz, intitulada “Molduras do feminicídio: o processo de implementação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no âmbito da Segurança Pública e do Sistema de Justiça Criminal no Vale do Mucuri – Minas Gerais”, orientada por Hildete Pereira de Melo. Assim, sentimos enlutadas pela partida inesperada de nossa colaboradora num momento em que sofremos com a crise sanitária como com as tentativas de desmonte da ciência e da democracia nacional.

LOURDES MARIA BANDEIRA PRESENTE!