Notícias

Arquivos

Simpósio

SAUDAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

Prezados Autores,

A Comissão Organizadora do 1° Simpósio UFF de Política Social agradece a  colaboração de todos que nos prestigiaram com a qualidade de suas pesquisas, desejando que possam participar ativamente da Programação.

Os trabalhos aprovados para Comunicação foram submetidos a um Comitê Científico, composto por pesquisadores de várias universidades e diferentes Campus da Universidade Federal Fluminense em Niterói, Campos de Goytacazes e Rio das Ostras. Os membros do Comitê terão seus nomes constados nos Anais do Simpósio, os quais não poderão lamentavelmente ser publicados em tempo, mas nos empenhamos para que ocorra em 2020. O caráter emergencial exigiu da Equipe um trabalho excepcional em razão das recomendações de isolamento da OMS no período de pandemia da Covid-19.  

Esclarecemos que em virtude das restrições da plataforma virtual a Programação não comportará mais de 10 apresentações por eixo temático com 10 minutos de apresentação por trabalho. O número de trabalhos e o tempo de apresentação foram estabelecidos no intuito de promover o debate entre coordenadores, participantes e ouvintes, assim como, evitar atrasos das atividades subsequentes,  estimulando o acompanhamento dos inscritos em toda Programação.

 A seleção das Comunicações foi realizada pela Comissão Cientifica a partir de critérios precisos, como: aprovação pelo Comitê Científico nas modalidades Apresentação e Publicação; relação do trabalho com o Eixo Temático especifico e o tema principal do evento.  Esclarecemos que todos os trabalhos aprovados receberão certificado de apresentação, desde que garantam presença na atividade do Eixo Temático de sua inscrição.

Orientações aos Autores de Trabalhos Aprovados para Comunicação virtual:

  1.  Acessar o link a ser disponibilizado para participação nos Eixos Temáticos, com 30 minutos de antecedência. Por isso consultem previamente a Programação!
  2. Somente a um dos Autores será permitida a Comunicação;
  3. Não será possível o uso de slide, visando com isso evitar atrasos e facilitar a comunicação oral;
  4. As Comunicações serão limitadas a 10 minutos, para garantia do debate no final.

Tenham um Bom Simpósio!

A Comissão Organizadora

Trabalhos aprovados para publicação nos anais

Resultado

Trabalhos aprovados para comunicação virtual

Resultado

1º Simpósio UFF de Política Social. Tema: “Direitos Sociais Frente aos Desafios da Conjuntura em Tempos de COVID-19”


Dias: 19, 20 e 21 de outubro de 2020

PLATAFORMA ONLINE

O Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social (PPGPS), da Universidade Federal Fluminense, convida a todos a participarem do 1° Simpósio UFF de Política Social. “Direitos Sociais Frente aos Desafios da Conjuntura em Tempos de COVID-19″. O evento será realizado em formato eletrônico, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (a ser divulgado proximamente),visando os seguintes objetivos: contribuir para a formação, capacitação técnica e intercâmbios acadêmicos, durante a pandemia, de modo a valorizar o conhecimento como instrumento primordial ao planejamento e execução em Política Social, bem como, ao enfrentamento das exigências e impactos diretos no trabalho profissional e na vida do trabalhador. Além disso, o Simpósio visa dinamizar o debate sobre a mobilização da sociedade civil e do Estado, para o atendimento, controle democrático e fortalecimento das políticas sociais. O Simpósio está aberto para inscrição de observadores, pesquisadores e técnicos, com ou sem comunicação cientifica.


PROGRAMAÇÃO

DIA 19.10.2020 – SEGUNDA-FEIRA – 14h

MESA DE ABERTURA:

Representante da Pós-Graduação da ABEPSS;

Representante do CRESS/CFESS;

Direção da Escola de Serviço Social;

Coordenação do PPGPS.

DIA 19.10.2020 – SEGUNDA-FERIA DAS 14h:30min às 16h

MESA 1- Proteção Social em Tempos de Covid-19: experiências na América Latina

Palestrantes:

Dra. Valentina Sofia Suarez Baldo (IMS/UERJ) – Argentina;

Dra. Aline Souto Maior (Instituto Nacional de Cardiologia/MS) – México;

Ms. Luis Francisco Abreu Alvarez – Colômbia;

Prof.ª Dra. Mônica Senna (PPGPS/ESS/UFF) – Brasil.

DAS 16h30min às 19hCOMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS

DIA 20.10.2020 – TERÇA-FEIRA DAS 14h às 15h30min

MESA 2. MESA 2. Gênero, Raça e Classe: questões expostas pelo isolamento.

Palestrante:

Prof.ª Dra. Magali Almeida (UFBA/PPGSS) – Brasil;

Debatedora: Prof.ª Dra. Nívia Barros (UFF/PPGPS) – Brasil.

DAS 16h às 19hCOMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS

DIA 21.10.2020 – QUARTA-FEIRA DAS 14h às 15h30min

MESA 3. Trabalho e Desafios da Resistência no contexto da crise pós-pandemia.

Palestrantes:

Prof. Dr. Mauro Luis Iasi (UFRJ) – Brasil;

José Valdir Misnerovicz – Lideranças do MST;

Coordenação:

Prof.ª Dra. Luci Faria Pinheiro – UFF/PPGPS;

Doutoranda Luciana Bittencourt – UFF.

DAS 16h às 18hCOMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS

MESA DE ENCERRAMENTO DAS 18h30min às 20h.DAS 18h30min às 20h –

Sistemas de Políticas de Seguridade Social no Brasil. Saúde, Assistência social, Previdência social e Segurança alimentar.

Palestrantes:

Prof.ª Dra. Lenaura Lobato (UFF/PPGPS) – Brasil;

Prof.ª Dra. Monica Senna (UFF/PPGPS) – Brasil;

Prof.ª Dra. Luciene Burlandy (UFF/PPGPS) – Brasil;

Prof.ª Dra. Hildete Pereira de Melo (UFF/PPGPS) – Brasil.

EIXOS TEMÁTICOS DOS RESUMOS EXPANDIDOS:

1. Seguridade Social e Estratégias de Enfrentamento da Covid-19

Coordenadores:

Prof. Dr. Valter Martins UFF/PPGPS;

Bárbara Celeste Rolim;

Camila Farias Pançardes.

Ementa: Interessa reunir trabalhos de pesquisa e experiências que contribuam para discutir as diferentes áreas da Seguridade Social, a ampliação da pobreza, do desemprego, os programas de transferência de renda e a atuação profissional no enfrentamento da pandemia.

2: Trabalho e Políticas Públicas no contexto da Pandemia

Coordenadores:

Prof. Dr. Carlos Moraes – UFF/PPGPS;

Rosangela Gonzaga e Claudia Neves da Silva.

Ementa: Procura-se reunir trabalhos e experiências com resultados parciais ou conclusivos, que contribuam para o conhecimento e o debate sobre os processos de trabalho no conjunto das políticas sociais, a exemplo do impacto das reformas do Estado no atendimento emergencial em saúde e no SUAS. Elementos de análise das políticas sociais a partir da ampliação do desemprego, assim como, os impactos da precarização do trabalho nos espaços e profissões que atuam em atividades emergenciais e essenciais. Como compreender a crise do Estado e a democracia a partir da crise sanitária, que gera paradoxos como ampliação das demandas de políticas públicas de valorização da saúde do trabalhador, de combate à divisão sexual e racial do trabalho e maiores investimentos do Estado em formação profissional.

3: Desafios da Resistência dos Trabalhadores ao contexto da crise pós-pandemia.

Coordenadores:

Profª. Dª. Luci Faria Pinheiro – UFF/PPGPS;

Luciana G. Bittencourt;

Railson Barbosa.

Ementa:

O GT está aberto a trabalhos sobre experiências e pesquisas, com resultados parciais ou conclusivos, que contribuam para o conhecimento e o debate sobre a mobilização da população frente ao Estado por políticas públicas eficientes em resposta aos direitos sociais e humanos, à segurança pública, a mobilidade urbana. Qual é o alcance da resistência nas favelas em relação aos direitos de negros, mulheres e trabalhadores informais; segurança pública e o respeito aos direitos humanos de negros, mulheres, idosos, LGBTIq+, movimento estudantil e outros. A resistência camponesa e comunidades tradicionais em seus territórios.

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas, devendo ocorrer por meio de formulário eletrônico no site http://politicasocial.uff.br (no link no final desta página), respeitando as seguintes orientações:

 Inscrições

E-mail de contato: simposiouffpoliticasocial@gmail.com

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AQUI

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados