NÚCLEO TRANSDISCIPLINAR DE ESTUDOS DE GÊNERO
Foi criado em 1993, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão. A partir de 2002, esse núcleo passou a fazer parte oficialmente da estrutura do Programa. O Núcleo tem como objetivo principal estimular a produção acadêmica da Universidade acerca da temática da mulher e das relações de gênero, articulando grupos de trabalho e projetos de pesquisa, promovendo conferências e seminários e viabilizando publicações relativas às questões de gênero e áreas correlatas.
O NUTEG tem desenvolvido atividades de pesquisa através dos seus membros, articulando mestrandos, doutorandos e alunos de graduação. O núcleo também tem participado como expositor através de seus membros de diferentes eventos acadêmicos, comunitários e políticos relacionados à defesa da igualdade de gênero. Cabe ainda destacar que componentes do NUTEG são membros dos conselhos editoriais de duas das principais revistas feministas do país: a Revista PAGU e Cadernos Espaço Femininos. Seus participantes também têm atuado como pareceristas para publicações as mais diversas – Cadernos de Saúde Pública, Revista Estudos Feministas, Psicologia em Estudo, etc. – analisando artigos sobre relações de gênero. Os seus membros também atuaram como pareceristas sobre projetos submetidos a diferentes agencias e programas de fomento. Por fim cabe destacar a participação deles em bancas de mestrado e doutorado em diferentes instituições. Como reconhecimento de suas expertises, os membros do Núcleo foram convidados a comentar questões afetas ao campo do gênero em diferentes programas de televisão e rádio locais e nacionais.
O NUTEG é responsável pela publicação da Revista Gênero. Contando com o conselho editorial nacional e internacional, a Revista tem servido de veículo para artigos e resenhas originais de autores de diferentes estados do Brasil e países (Estados Unidos, Colômbia, Argentina, Peru, França, Itália, etc.). Desde 2005, sem extinguir a versão impressa, foi criada a versão eletrônica. A revista publica artigos de diferentes tradições disciplinares e está atualmente referida em diversas áreas de conhecimento do sistema Qualis: interdisciplinar, ciências sociais aplicadas, economia, educação, educação física, história, planejamento urbano e regional, sociologia e saúde coletiva.
DOCENTES
DISCENTES