O Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense, nota 5 na Capes, foi fundado em 2002 com o curso de mestrado acadêmico e desde 2009 possui também o curso de doutorado acadêmico. Recebemos alunos de qualquer área de formação que tenham interesse no estudo da Política Social.
O Programa tem como objetivos principais:
a) produzir conhecimento científico sobre políticas sociais e objetos conexos;
b) preparar profissionais altamente qualificados para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa;
c) qualificar profissionais para a formulação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos sociais.
Criado em uma região com vários programas stricto sensu já consolidados, nosso Programa demonstrou que tinha uma contribuição efetiva. Nossa proposta foi inovadora ao associar, sob o domínio da Política Social, a política e a história, a análise dos mecanismos contemporâneos de reprodução das condições de desigualdade geradas pelo capitalismo à análise de processos sociais de grupos específicos, sua inserção particular na dinâmica social e os impactos de sua trajetória nas disputas no âmbito da política social. Introduzimos a temática da avaliação, dando a ela uma dimensão qualitativa fundamental para a compreensão dos processos políticos e sociais atinentes à política social. Com isso, alcançamos criar uma sólida área de conhecimento no acompanhamento e análise crítica de políticas sociais, sejam políticas setoriais, como saúde, assistência social, educação, alimentação e nutrição, sejam políticas transversais, como de gênero, raça, diversidade e populações tradicionais.
O Programa conta com duas áreas de concentração – Avaliação de Políticas Sociais e Sujeitos Sociais e Proteção Social. (http://politicasocial.uff.br/mestrado e http://politicasocial.uff.br/doutorado). Na área de Avaliação de Políticas Sociais estão as linhas de pesquisa Avaliação de Políticas de Seguridade Social e Avaliação de Programas e Projetos Governamentais e não Governamentais. Na área de concentração Sujeitos Sociais e Proteção Social estão as linhas Gênero, Raça, Identidade de Gênero e Política Social e Formação e trabalho profissional na Política Social. As áreas e linhas compõem um conjunto integrado e alinhado aos objetivos do Programa, articulando as dimensões dos sujeitos, da história, da esfera pública e da institucionalidade estatal.
As pesquisas coordenadas ou com participação dos/as docentes do Programa possuem abrangência nacional. O Programa também mantém cooperação internacional com países da América Latina, África e Europa por meio de trabalho conjunto com universidades e grupos/núcleos/redes de pesquisa de distintos países. Essa cooperação inclui, além da realização de pesquisas conjuntas, a mobilidade docente e discente, a publicação de resultados de investigação e a participação e organização de eventos internacionais, dentre outras atividades.
O Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social colabora com a interiorização da Pós-graduação no Brasil por meio de turmas fora de sede e de programas de mestrado interinstitucional. Com isso, contribui para o conhecimento e a formação em alto nível em áreas com pouca disponibilidade de cursos stricto sensu e, consequentemente, apoia as estratégias da Universidade Federal Fluminense e do Sistema Nacional de Pós-graduação na redução das desigualdades sociais e das assimetrias regionais.
Nosso corpo docente (http://politicasocial.uff.br/docentes/) é altamente qualificado e nossos/as alunos/as alcançam posições de destaque na academia e nos serviços públicos. Já produzimos quase uma centena de teses de doutorado e mais de uma centena de dissertações de mestrado. Convidamos você a visitar nosso site e nos conhecer!
Dúvidas e informações entre em contato com pps.ess@id.uff.br